quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Café Caçana - Espantar, Portugal
Era hora do almoço e eu ainda estava indeciso! Não sabia se cozinhava em casa, não sabia se comia só uma fruta, basicamente e como diz o adágio Português, “estava como o tolo em cima da ponte”.
Decidi que ia a Viana, nem que fosse fazer umas compras para depois cozinhar em casa, e lá fui eu… a meio do percurso lembrei-me de uma conversa que tive no twiter sobre café Caçana, que conheci nos idos anos 90, liguei o GPS…25km! Nem era muito! Aí fui eu.
Eu só conhecia o caminho para Espantar pelo meio dos montes, mas agora com o GPS aprendi que se pode fazer a A27 e sair em Lanheses e depois continuar na estrada na Montaria até encontrar a bela localidade de Espantar.
Chegado ao destino, carro estacionado e lá fui eu! Encontro um espaço remodelado, com excelentes condições para receber “peregrinos” esfomeados que por ali passem.
No interior do café as paredes estão decoradas com fotografias de grupos de jovens que orgulhosamente ostentam as grades de cerveja que tinham bebido nesse dia, tivesse eu saúde para poder ter lá também a minha foto, mas quem andou já não tem para andar.
Para petiscar decidi pedir um salpicão caseiro, um salpicão típico da serra D´Arga, ligeiramente picante e na minha opinião com um bocadinho de colorau a mais, mas que estava bem curado e bem apaladado. Seguiram-se uns rojões, pequeninos, bem temperados mas estavam um tudo ou nada rijos.
Serviço esforçado mas muito amador, contudo sempre muito simpático e atencioso.
Acompanhei com água, porque estava sozinho, e o champarreão era servido em doses industriais. Por este almoço paguei 8,85€.
No regresso a casa ouvi por acaso esta musica, que daria sem duvida uma excelente banda sonora para o acontecimento.
p.s. a foto foi roubada do facebook do café caçana
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
O Astoria
Depois de uns anos de obras, o palácio da Cardosas finalmente abriu ao publico.