Pão doce no forno a cozer lentamente.
Fogueira feita na entrada do forno para não deixar que a temperatura desça e para também dar uma cor tostada ao pão doce.
"O Pão Doce de Vila do Conde era tradicionalmente confeccionado, por alturas da Páscoa, nos fornos a lenha das casas agrícolas onde era cozida a broa de milho. Oferecido como Folar aos afilhados que, em Domingo de Aleluia, visitavam os padrinhos, servia também para " pagar" pequenos favores a quem se incomodava durante o ano ou, muito simplesmente, para reconhecer a estima que se nutria por alguém. Noutras alturas, como no Natal e festas de família, a dona da casa sempre fazia uma fornada de Pão Doce." retirado daqui.
Fogueira feita na entrada do forno para não deixar que a temperatura desça e para também dar uma cor tostada ao pão doce.
Ontem, ou melhor, já hoje de madrugada cozeram-se varias fornadas de pão de doce, eu estive lá a ver e a provar.
5 comentários:
A minha mulher tem família na zona de Vila do Conde, e lá na aldeia penso que chamam regueifa a este pão. Ou estou enganado?
Abraço,
acho que sim, mas não te posso precisar!
tanto o termo pão doce ou regueifa de pão doce são usuais
ricardo
Eu também sou dessa região e quando era criança comia pela páscoa desse pão doce ou folar como lhe chamam. O meu filho uma vez provou e gostou muito e agora queria faze-lo mas não temos a receita. Vem uma na internet mas não deve estar certa porque não sai igual no sabor nem na textura. Por favor se alguém souber a receita agradecia.Obrigada
Maria Silva
Bom dia Maria,
irei tentar arranjar a receita!
por favor deixe-me um email
Obrigada sr. Ricardo, o meu e-mail é
malziracs@gmail.com
Boa noite.
Maria Silva
Enviar um comentário