terça-feira, 5 de maio de 2009

O 1º a ser rejeitado tornou-se na vedeta do fim de semana!!!


Pode parecer estranho o titulo, mas foi mesmo assim!

Eu juntamente com um grupo de amigos decidimos passar um fim de semana em terras alentejanas, e logo foi preciso dar inicio a uma busca para encontrar alojamento e alguns sítios para que pudéssemos apreciar a gastronomia local.
O alojamento foi num sitio com alguma limitações, apesar de ter umas instalações asseadas, existiam alguns pormenores que falhavam, ou seja o facto de esgotar o pão alentejano em pleno pequeno almoço e não existir reposição, e a ausência de simpatia da Sra que coordenava a refeição, são pormenores que com mais 2 € e um sorriso se poderiam resolver.


Começamos a nossa cruzada á procura de um sitio onde pudéssemos alimentar os nossos estômagos e descansar as nossas almas.

Depois de muita busca o restaurante eleito foi o Al Andaluz , o primeiro restaurante a ser por nós eliminado, revelava-se agora numa alternativa necessária.


Ficamos sentados num pequeno mas típico pateo Andaluz em plena cidade de Reguengos de Monsaraz.



Fomos recebidos pelo Sr. José Manuel (enólogo de formação e gastrónomo de vocação) com um discurso onde explicava a filosofia da casa, e pelo anuncio que naquela casa não se faziam batatas fritas, como se algum dos convivas desse valor ás mesmas.


Como entradas foram servidas:



  • Azeitonas temperadas (talvez as melhores azeitonas que provei até hoje)

  • Presunto Ibérico de categoria elevada

  • Queijo de Reguengos

  • Entrecosto

  • Ovos com espargos

  • Ovos com cogumelos
  • Ovos de cordeniz


Como especialidades da casa existiam:


Cavala; Carapaus; Sardinha alimada; Salada de chocos; Ovas frescas de atum; Barriga de atum estufada; Ventresca de Bonito; Cogumelos grelhados; Tubaras com ovos de codorniz; Revuelo da taberna; Queijos e enchidos Ibéricos; Fritada de porco Ibérico; Pimentada; Revuetos de espargos verdes; Rabo de toiro de lide; Gaspacho do Vale do Guadiana.



Optamos pela fritada de porco ibérico e por um secreto de porco preto, tudo acompanhado por legumes magistralmente salteados.

Foi provado ainda um prato típico Alentejano denominado Calducho, que dividiu opiniões.


Na sobremesa foi sugerido um gelado com frutas, não posso afirmar que tenha estado ao mesmo nível do resto da refeição, mas cumpriu de uma forma valorosa.


A acompanhar a refeição bebemos Monsaraz branco 2008 e Tapada do Barão branco 2008.


Provamos também uma bebida típica Andaluz de nome Rebujito, que fez as alegrias de muitos de nós.

Por volta da meia noite, o Sr José Manuel brindou-nos com a tradição de cantar á Virgem del Rocio, algo por nós nunca visto.


Depois dos cafés e pedida a conta, consideramos o preço justo!

Sem comentários: