quarta-feira, 31 de março de 2010

CiCoNia

Por vezes quando menos se espera, encontram-se vinhos que nos surpreendem pela positiva, ou porque são vinificados de uma forma diferente ou porque são feitos com uvas de castas pouco usuais.
O vinho que me acompanhou ontem, foi vinificado normalmente e usou uvas das castas Aragonês, Touriga Nacional e Trincadeira, tudo espécies que qualquer um dos consumidores já ouvi falar.

O vinho em causa chama-se Ciconia Reserva 2008 ! Ciconia é a designação em latim de Cegonha Branca que tem como um dos seus principais habitats o Alentejo.
O vinho apresentou-se no copo com uma cor escura, com um aroma ainda bastante fechado o que me leva a crer que decantar este vinho e areja-lo um par de horas antes do o beber só o irá tornar ainda mais aprazível.
Na boca, encontramos sugestões de fruta madura e conseguimos perceber que o casamento com a madeira foi um enlace bastante feliz. É um vinho bem estruturado com taninos firmes que lhe dá longevidade e uma persistência em fim de boca.
O vinho acompanhou muito bem um frango no churrasco sem picantes, mas pode ser um fiel companheiro para carnes de forno ou mesmo para queijos.
Adquiri a minha garrafa no super mercado do El Corte Inglês por 6.5€,o que é um excelente preço para a qualidade do vinho.


2 comentários:

Napoleão disse...

Continua a escolher bem o vinho mas a optar mal pela companhia!
Experimente-o novamente com outro acompanhamento e vai ver que a cegonha branca ainda lhe abre mais os horizontes...
Já agora, e não o aceite em tom de crítica mas sim de sugestão, não lhe ficava mal dizer se era o Ciconia Reserva (certamente...) e o ano em questão (2008).
Saudações.

Ricardo Campos disse...

já mencionei o titulo de reserva do vinho!
por acaso tem razão, pois existe um ciconia, colheita!
agradeço mais uma vez a visita de tão nobre figura!