segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Candil



Como já devem ter reparado sou uma pessoa que gosto de experimentar sítios diferentes, locais que ainda não se encontrem formatados pela globalização gastronómica imposta.

Rumei como faço habitualmente a norte, e entrei na Galiza pelo ponte internacional de Vila Nova de Cerveira e dirigi-me a Tomiño.
Tinha como objectivo uma taberna tipica galega de no




O restaurante fica numa zona arborizada, inserido numa paisagem tipicamente minhota ou galega, um sitio onde sempre que olhamos em volta vemos árvores, vemos vegetação.
Entramos no restaurante e tivemos logo um dissabor: - Não há multibanco!!
Ou seja tive de me deslocar ao centro da vila para levantar dinheiro...

Quando cheguei, encontrei uma sala muito bem de
corada, com antiguidades e mesas e bancos típicos de tasca. A sala tinha uma luminosidade fabulosa apesar de lá fora estar um tempo chuvoso e desagradável. O toque de Midas era dado pelo crepitar da lareira que já fazia as delicias de alguns convivas.

Para inicio de refeição pedimos uma tábua mista, 4 tipos de enchidos, um presunto de Salamanca com cura de 24 meses, uma fatia de queijo e uma fatia de foie. Tudo delicioso!! Tudo divinamente cortado, o presunto então era um autentico manjar.
Em seguida, e confesso que um bocadinho a medo pedimos revueltos de setas com gambas, e eu já comi revueltos em muitos lados, mas estes estavam fabulosos, um tempero óptimo!
Já saciados mas com vontade de provar mais alguma coisa, decidimos pedir um prato tipico, os tradicionais calamares, e mais uma vez impressionaram, muito bem temperados , muito tenros e acima de tudo muito bem confeccionados.

Para beber, optamos por um vinho da casa Alvarinho Colheita que cumpriu.
Não pedimos sobremesa, mas pedimos café.
O café é de saco ou de chaleira, mas é servido dentro de um bule e trás um certo charme para o fim da refeição.

Pedimos a conta e pagamos 45.6€ com duas garrafas de vinho...
A regressar sem duvida!

6 comentários:

Cláudio Bessa disse...

Já lá estive e também achei tudo agradavel menos o empregado de mesa que mesmo a pedido quase se recusava a ilucidar-nos acerca dos pratos. Galego portanto!

Ricardo Campos disse...

por acaso o empregado apesar de não ser mt amigavel cumpriu, mas já me apercebi que para aqueles lados a simpatia não prolifera.

Anónimo disse...

Estou a pensar em ir a este restaurante nos próximos meses. Já não vou lá há cerca de cinco anos! Espero ainda saber o caminho...
Sabe se ainda está aberto?

Daniela Barbosa

Ricardo Campos disse...

boa tarde Daniela:

o Candil mudou de instalações e creio que só abre para jantares á semana.
suponho q ao fim de semana encontra-se aberto.

Simples e Elegante disse...

http://www.ocandil.com

mas é esta morada que está no site não é?

Obrigada pela resposta!

Ricardo Campos disse...

sim, é essa a morada.
aconselho a atravessar a ponte em Cerveira, depois seguir em direcção de Tomiño.
em Tomiño virar para o centro e depois seguir na estrada de saida da povoação, o candil fica numa rua á direita no meio do pinhal.