terça-feira, 16 de março de 2010

Café Jardim - Melgaço

O Alto-Minho é por excelência uma óptima região para se almoçar! É quase impossível entrar em alguma tasquinha ou restaurante e ser mal servido! Em Melgaço existem varias referencias gastronómicas a restaurantes que fazem parte de todos os roteiros turísticos, e garanto-vos que não serão esses que terão tempo de antena aqui.

Vou falar-vos de um sitio onde vão os trabalhadores almoçar, onde as pessoas da terra param para beber um café ou mesmo um copo de vinho e onde alguns "estrangeiros" vão de propósito para almoçar ou lanchar e beber um bom alvarinho.

O Café Jardim é um café restaurante gerido pela família Rodrigues, onde apesar de todos terem o seu emprego ainda fazem uma "perninha" a trabalhar no restaurante.

Quando se chega lá e se tem sorte de arranjar mesa sem ter de esperar, temos como entradas broa caseira e presunto e as vezes uns enchidos locais, há também sopa de legumes e caldo verde.

Na época dela há sempre lampreia, que apesar de eu não ser apreciador deve ser um prato muito bem confeccionado, pois estão sempre algumas mesas a degustar o dito ciclóstomo. Há também na época dele o Sável, sempre muito fresco, bacalhau á moda de Braga sempre acompanhado com batatinhas fritas em cebolada ou então acompanhado com arroz malandrinho de feijão.

Na carne o Café Jardim é famoso pelo seu cozido á portuguesa, assim como pela sua feijoada, que por norma é servida de entrada enquanto se espera pelo bacalhau! Sendo um restaurante minhoto também se podem degustar uns bons rojões assim como um bom arroz de frango de cabidela! Existe também a possibilidade do cabritinho no forno e para os mais cuidadosos com a saúde sempre podem optar por uma costeleta de vitela grelhada ou um bifinho.

As sobremesas, são á base de fruta da época ou então um cheesecake ou um leite creme tostadinho na hora.

Para beber opto sempre pelos alvarinhos da casa, o Casa de Canhotos ou então o Moradia, ambos oferecem-me garantias de extrema qualidade.

É tradição beber o café ao balcão, por isso não espere que lhe sirvam o café á mesa. Pedida a conta e se não se aventurar nas lampreias nem no sável é normal pagar-se cerca de 12.5€ pessoa. Justíssimo!


Experimentei no Casa de Canhotos 2009 e achei-o muito alcoólico no nariz, mas depois com o evoluir no copo tornou-se mais aromático.É um alvarinho sério, clássico e com um final longo. Talvez tenha sido colocado muito cedo no mercado, ainda merecia mais 1 mês de garrafa, mas não deixa de ser um óptimo exemplo de um alvarinho de Melgaço

5 comentários:

Bia disse...

Nunca me esquecerei do lanche que lá fiz em 2008. O delicioso presunto associado ao Casa de Canhotos...Fiquei maravilhada!

Napoleão disse...

pois é... mas segundo ouvi dizer a tradição já não é o que era e a qualidade do serviço tem se vindo a degradar...
saudades do tempo em que era uma tasca e em que se comia um dos melhores bacalhaus fritos do minho...
saudades do tempo em que o casa de canhotos era um alvarinho de excelência...
a democratização tem destas coisas...

Anónimo disse...

Caro Napoleão deve estar confundido com o tempo ou então com o vinho... pois a primeira colheita deste vinho tem data de 2006, logo foi lançado em 2007.

Anónimo disse...

Caro Napoleão, nada como ir confirmar... pq cheio desses "ouvi dizer está o mundo cheio. Mas parece-me q se deve estar a confundir de casa, o Casa de Canhotos foi lançado em 2007 (colheita de 2006), sendo o de colheita de 2009 o que tem recebido mais premios...

francisco marques disse...

Bom, hoje falei neste restaurante aqui em casa (Barcelos). neste restaurante que frequento sempre que por ai ando à mais de 25 ano, sim era um "Tasco" onde se comia com o tempero do que caia do tecto. e os filhos eram miudos ainda.hoje está ampliado mas a qualidade é a mesma.
recentement era dia de bacalhau,
Mas já lá comi quase de tudo: Arroz de polvo, cozido, feijoada, etxc. etc.
Lampreia ainda não a comi, mas claro que deve ser divinal. Já agora Sr. rodrigues, e quando lhe roubaram as lampreias desse tanque que tem à entrada do seu restaurante, entrada antiga e única.
Um abraço Sr. Rodrigues.