segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bétula 2010



Recebi em casa duas garrafas de Bétula 2010!
Um vinho branco, nascido na freguesia de Barrô, a única freguesia do concelho de Resende que pertence á Região demarcada do Douro. O Bétula 2010 nasceu na Quinta do Torgal em vinhas com altitude media de 300m viradas a norte tendo como castas o Sauvignon Blanc apenas fermentado em inox e o Viogner que é fermentado em madeira.
São castas que as admiro a solo, agora em conjunto, confesso que fiquei curioso, surpreendido e feliz por ter alguém que decidiu remar contra a corrente a apresentar algo de novo e fresco no panorama vinícola Português.
Achei melhor colocar o vinho em repouso da viagem que fez até chegar a minha casa, e hoje depois de me certificar que o descanso foi retemperador, trouxe-o para a mesa!

Ao abrir o vinho, a sala ficou inundada de aromas, imensos aromas tropicais e aromas a erva molhada cortada.
Um vinho desafiante!
Na boca apresenta-se mais mineral mas a fruta mantêm-se presente, onde além do ananás, consigo encontrar uma sugestão a pêssego maduro.
Gastronomicamente é um vinho "todo o terreno" (haja imaginação) com capacidade de acompanhar uma boa mariscada, maridagem perfeita com carnes brancas, peixes ou então façam como eu e sirvam-no a acompanhar "finger food" . Um vinho a não perder!
É um vinho com capacidade de envelhecer positivamente mais 3 a 4 anos na garrafa.
Um vinho que estará disponível nas melhores garrafeiras com preço entre os 12€ e os 15€.

Produtor Catarina Montenegro
Enologo Francisco Montenegro

Sem comentários: